sábado, 27 de julho de 2013

18 dicas para evitar um ataque de tubarão

1.   






1- Evite se parecer com uma foca. Deitar em uma prancha de surfe, usar trajes de neoprene e pés de pato e passar muito tempo na superfície podem fazer você assumir a forma de uma foca ou de outro mamífero marinho, sob o ponto de vista de um tubarão que esteja passando por baixo.

2- Nade em um grupo ou ao menos com um acompanhante. Fique atento ao que ocorre ao seu redor enquanto estiver dentro d´água.

3- Evite nadar em águas que costumam ser frequentadas por tubarões. A maioria dos ataques ocorreram perto das costas . Consulte associações de surfe, salva-vidas e outras autoridades para obter informações específicas sobre a região que pretende visitar.

4- Tente nadar em dias claros e ensolarados. Manhãs enevoadas e outros períodos de luz solar reduzida podem fazer um tubarão confudir você com uma foca ou outra presa.

5- Os tubarões, como as pessoas, são criaturas de hábitos. Não nade em áreas onde aconteceram ataques recentes, já que o mesmo tubarão, ou outros tubarões, provavelmente ainda frequentam o local.

6- Se você está com um corte aberto e sangrando, tem algum outro ferimento exposto ou é uma mulher que está menstruando, não nade em mar aberto. Sangue e secreções humanas são chamarizes de tubarões.

7- Evite nadar em águas sujas e turvas. Elas podem prejudicar seu campo de visão (e o dos tubarões também), aumentando as chances de um encontro.

8- A foz de rios, canais, declives profundos e áreas entre bancos de areia costumam atrair tubarões. Evite nadar nestes locais e se afastar muito das margens.

9-Trajes de banho de cores vivas, pranchas de surfe coloridas e bijuterias ou joias chamativas imitam o brilho natural dos peixes. Use-os apenas em terra firme.

10-Está com queimaduras solares ou seu bronzeado está cheio de manchas? Então evite nadar em mar aberto, já que os constrastes de cor na pele parecem atrair tubarões, provavelmente por evocarem as variações de cores dos peixes.

11-Bater as pernas freneticamente e outros movimentos erráticos podem confundir os tubarões e indicar sua presença. Tente fazer movimentos suaves quando estiver na água.
Seu cachorro pode adorar água e ser seu companheiro constante, mas não o leve para nadar em águas onde possa haver alguma chance, mesmo que remota de um encontro com um tubarão. O barulho de um cão nadando é como o sino do jantar para os tubarões.

12-Barcos de pesca e pescadores em terra podem atrair tubarões em busca de uma refeição fácil, por isso, evite nadar perto destas áreas.

13-Os peixes provavelmente detectam um tubarão antes que você perceba. Se um peixe se agitar ou se afastar rapidamente, é provável que um tubarão ou outro predador esteja por perto. Por isso, preste atenção ao movimento dos peixes e cardumes.

14-Alguns tubarões são muito pequenos e se parecem com peixes tropicais. Evite tocar nos peixes, já que sua mão pode acabar dentro de uma boca minúscula, mas cheia de dentes afiados.

15-Evite mergulhar saltando de barcos, mas se não puder, evite fazê-lo à noite e verifique cuidadosamente a água antes de entrar.

16-Os tubarões às vezes ficam temporariamente presos em lagoas, piscinas rasas e pequenas baías durante a maré baixa. Tome cuidado quando for nadar nestes locais.

17-Evite nadar depois de chuvas fortes, o que pode levar peixes de água doce, incluindo tubarões, a regiões que não costumam frequentar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário