sexta-feira, 19 de julho de 2013

EVOLUÇÃO DO USO DA ALGEMA NA HÍSTORIA


Evolução do uso da Algema
Algema é um vocábulo de origem arábica, aljamaa, que quer dizer pulseira. “Vocábulo algema, normalmente utilizado no plural, algemas, segundo o dicionário aurélio, significa ferro para prender os braços pelos pulsos, ou mesmo um par de argolas metálicas, com fechaduras, e ligadas entre...
si, usada para prender alguém pelo pulso.Algemas são peças de metal ou plástico resistente destinados a manter presos os pulsos de alguém”. (CHAGAS, 2009).
A prática de conter os movimentos corporais e limitar o espaço das pessoas, utilizando-se de métodos de imobilização de membros superiores, principalmente pulsos e membros inferiores, mais especificamente os tornozelos são muitos arcaicos, há cerca de 4.000 anos se registram prisioneiros com pés e mãos atadas. (HERBELLA, 2008, pg.23).
As algemas também estiveram presentes na época da escravidão, sofrendo algumas modificações em suas formas, começando com as cordas, fabricadas com um material mais frágil, podendo se romper com maior facilidade passando para os grilhões e correntes. (HERBELLA, 2008, pg.24).
Os grilhões foram bem vindos, podiam ser usado nos pulsos, pescoço e pés, e eram mais difíceis de serem removidos. Porém tinham uma desvantagem, por não serem reguláveis, era preciso fabricar os grilhões em vários tamanhos. A idéia das correntes também funcionou bem por alguns anos, mas o desconforto também era notório.

Algema na escravidão
Figura 01: imagem que mostra o tipo de algemas usado no passado. fonte: (Silva, 2009).
Os anos passavam e a evolução continuava, surgindo logo a “figura-de-oito” que era formada por duas grilhetas unidas por uma barra ou correntes, “era formada por duas peças de metal, com uma dobradiça de um lado e a fechadura do outro. Cada peça assemelhava-se a um algarismo 3 e, quando fechada, a algema parecia um 8, daí o nome”. (HERBELLA, 2008, pg.25)


Algema Cifrão
Figura 02: imagem que mostra o tipo de algemas usado no passado. fonte: (Silva, 2009).
Depois veio o modelo cifrão ou dólar, que tinha o formato da letra “S”, evoluindo para o modelo “U” que possuía um parafuso com uma porca em formato de borboleta. Na seqüência surgiram correntes finas ou cabos, cordas de piano, de aço e apenas em 1880, se inventaram as algemas ajustáveis criadas nos Estados Unidos, sendo copiada por todos os outros países. (HERBELLA, 2008, pg.26)


Algema Fixo Duplo
Figura 03: imagem que mostra o tipo de algemas usado no passado. fonte: (Silva, 2009).
Esse modelo se aperfeiçoou em 1920, sendo seu semiarco fixo duplo, composto por duas peças de metal recurvo podendo a parte móvel dentada passar. Nessa mesma época as algemas ganharam travas, sendo este o modelo mais utilizado até os dias atuais. (HERBELLA, 2008, pg.26)



http://casamentoprotegido.com

Figura 04: imagem que mostra o tipo de algemas usado no passado. fonte: (Silva, 2009).

Nenhum comentário :

Postar um comentário